Janta 2 - A Ratoeira
É indiscutível o poder que a comida tem sobre o ser humano. Munidos dessa premissa o Grupo Liquidificador, no projeto de solos Janta, oferece um jantar para o público e aproveita para tratar de temas íntimos e universais. O jogo é aproximar anfitrião e convidados, como em um jantar comum, para depois distanciá-los, como em um espetáculo convencional de teatro.
Em Janta 2 o Príncipe da Groenlândia descobre um assassinato brutal dentro da história de sua família e para amenizar os tormentos oriundos de suas relações com seus familiares assassinos, o anfitrião arma sua ratoeira e recebe seus convidados para um jantar, uma comemoração. Ele se encontra assombrado pelos fantasmas dos seus antepassados e batalha, às vezes sem sucesso, para se distanciar deles, questionando os papéis de gênero dentro da estrutura familiar. Nesse encontro, nada é o que parece, uma festa surpresa de aniversario se transforma em leitura dramática
“Janta 2 - a ratoeira” dá continuidade ao que o Grupo Liquidificador carinhosamente chama de espetáculos comestíveis, sempre com direção de Fernanda Alpino.
CARDÁPIO
- Entrada (Sacanagem e Pipoca);
- Drink de Melancia, Água e Refrigerante;
- Jantar (Estrogonofe de Frango, Estrogonofe Vegano e Arroz Branco);
- Sobremesa (Doces e Bolo);
- Café
Ficha Técnica
Direção e concepção: Fernanda Alpino
Dramaturgia e atuação: Fernando Carvalho
Iluminação: Ana Quintas
Fotos: Felipe Ando
Assessoria de Imprensa: Melissa Luz
Consultoria culinária: Camila Bastos
Realização e Produção: Grupo Liquidificador
Temporadas:
-
2017, Novembro, Núcleo Bandeirante - DF
-
2016, Agosto, Belém - PA
Me dei conta, na saída da peça Janta 2, domingo passado, que amadureci como público de teatro com o Grupo Liquidificador. Aprendi a ser parte, mais que audiência. Abracei o teatro como experiência e não como espetáculo. (...) Janta 2 dá um passo a mais na interatividade: a gente literalmente janta junto com o Príncipe da Groenlândia, personagem principal deste quase-monólogo. Compartilhar o prato nos faz companheiros não só do Príncipe como dos nossos vizinhos de mesa.O tema da Janta são conflitos de infância do personagem principal – marcada pelo questionamento de papeis de gênero, marcada pela violência onde deveria haver afeto.
Carolina Nogueira para o Quadrado Brasília.