top of page

Jardim das Delícias

“Um jardim faz-se de luz e sons. As plantas são coadjuvantes.” 
 Burle Marx 


Um quadro dantesco de 1500. 
Mesma data da Criação da nação Brasil pós invasão destas terras, com as graças de Padre Anchieta e seu teatro que não cansou de catequizar. 
2000 anos após a criação do mundo cristão e suas mitologias. 
60 anos após a Criação e denominação do espaço paradisíaco que se chamaria Brasília, com as graças de religiosos e políticos “profetas”. 
Jardim das Delícias surge neste contexto. Sétima peça do Grupo Liquidificador, que tem a convivência em grupo como projeto de pesquisa aliado à ética dos criadores de cada um dos espetáculos. A mistura de linguagens e a pesquisa de fronteiras entre as artes é motor primordial para esta criação. Sete anos é o tempo total necessário para trocar completamente a pele do corpo. Sete é o portal simbólico que se abre neste novo trabalho. 
Pegamos emprestadas (ou pirateadas) as cenas do quadro De Bosch com o desejo de por no palco os conflitos das imagens nos corpos, os ambientes sonoros e as paisagens apresentadas. No decorrer do processo surgiram inspirações dramatúrgicas que partem das peças paisagens de Gertrudes Stein, além de trechos textuais de autoria dos atuadores, de Clarice Lispector, Antonin Artaud, Shakespeare entre outros. Além desses textos, o que é soberano no espetáculo são cenas líricas e imagens de CorposDiscursos para um tempo em que a linguagem se modifica à passos largos. Convidamos a um passeio lúdico com vontade de transformação de horizontes éticos e estéticos numa espiral de vertigens, imagens e corpos políticos. A pólis num liquidificador, um organismo anti apaziguador.

Em tempos de disputa pelas imagens midiáticas, fake news, pós verdades e desespero moral para definir o que é bom, belo e verdadeiro, o Jardim das Delícias surge de uma necessidade da indefinição e (re)construção de horizontes. Uma vontade de buscar (e borrar?) fronteiras linguísticas tentando outras comunicações expressivas. 

 

 



 

FICHA TÉCNICA 

Realização: Grupo Liquidificador;


Elenco: Ana Quintas, Aila Beatriz, Fausto Augusto Candido, Josuel Junior, Larissa Souza, Luisa L’Abbate, Nininha Albuquerque e Tassiana Rodrigues;


Direção: Fernanda Alpino e Fernando Carvalho;


Dramaturgia: Fernando Carvalho;


Textos: Elenco, Fernanda Alpino, Fernando Carvalho,Clarice Lispector, Antonin Artaud, Livro Genesis, David Foster Wallace e William Shakespeare;


Preparação Corporal: Nininha Albuquerque;


Trilha Sonora Original: Malena Stefano;


Cenografia e Figurinos: Coletivo entre-vazios (Roberto Dagô e Luenia Guedes);


Assistente de Cenografia: Ramon Lima


Iluminação: Ana Quintas;


Assistente de Iluminação: Luisa L’Abbate e Larissa Souza;


Assessoria de Imprensa: Josuel Junior;


Teaser e Fotos: Duda Affonso

Provocação de Movimento: Luara Learth Moreira;


Provocação Vocal: Renio Quintas

 
Assistência de Produção: Natasha Albuquerque e Gustavo Haeser

Produção: Grupo Liquidificador e Equipe Jardim das Delícias 


 

Temporada:

  • 2018, Junho, Teatro Sesc Garagem - DF 

bottom of page